Ciclo de desenvolvimento de comunicação - CDC
AVALIAÇÃO COM OS PAIS
Esse é o nosso primeiro encontro para que possamos nos conhecer. Nele conversaremos sobre vocês (pais/responsáveis e criança), será necessário voltar ao tempo, recordar desde a vinda da criança até os dias de hoje. Para ajudar é importante os resumos de alta hospitalar, exames realizados, laudos e receitas médicas, cada detalhe complementará a avaliação.
CONECTANDO COM A CRIANÇA
Esse é o momento lúdico, de conhecer e criar vínculo com sua a criança, para que ela se sinta segura e a vontade no ambiente da clínica, passo importante para as próximas etapas, para que tenhamos respostas naturais e espontâneas.
APLICAÇÃO DOS INSTRUMENTOS E PROTOCOLOS
Agora que já passamos pela 1ª e 2ª etapas, chegou o momento de aprofundar nas características e desenvolvimento da sua criança por meio dos instrumentos e protocolos mais atualizados e reconhecidos internacionalmente e no Brasil. Esses instrumentos auxiliarão em fechamento de diagnóstico, definir grau de autismo e acompanhamento da evolução da criança.
AVALIAÇÃO OBJETIVA DA CRIANÇA
Chegou a hora de detalhar de forma direta nossa avaliação. O nosso ambiente estará preparado para que sua criança se sinta à vontade, esse também é um momento descontraído e divertido. Com um olhar clínico todo registro será analisado, transcrito e classificado conforme protocolos de acordo com a ciência.
ELABORAÇÃO DO PLANEJAMENTO TERAPÊUTICO SINGULAR
Aqui o projeto é pensado exclusivamente para a sua criança, de acordo com que ela apresentou nas etapas anteriores e o que esperamos para o desenvolvimento dela. Nesse momento será visto qual o melhor “método” dentro da ciência que mais beneficiará sua criança.
DEVOLUTIVA DA AVALIAÇÃO PARA OS PAIS
Esse momento é muito esperado pelos pais, afinal, “o que foi observado?”, “quais características meu filho apresenta?”, “será que ele realmente tem autismo?”, “ele está atrasado?”, “o que é esperado para o seu desenvolvimento?”, “como podemos ajudá-lo?”, essas perguntas serão respondidas nesse momento!
Com dados técnicos e visualização em gráficos serão apresentados os achados obtidos em todo processo de avaliação e os objetivos traçados no planejamento terapêutico singular, pactuaremos juntos (família e terapeuta).
Toda documentação elaborada no decorrer desse processo será entregue aos pais.
TERAPIA
Chegou o momento de colocar em prática o planejamento terapêutico singular. Sua criança será estimulada a aprender ou aprimorar as novas habilidades traçadas, tudo por meio de técnicas cientificas comprovadas.
REAVALIAÇÃO
Vamos qualificar, quantificar e comparar a evolução da sua criança no decorrer da terapia, desde quando ela chegou até agora. Para isso sua criança será avaliada novamente, esse processo se chama reavaliação. Dessa forma, conseguiremos pensar em como potencializar as habilidades já aprendidas e as novas que precisam ser instaladas. E assim, vamos pensar novamente nas etapas: “Elaboração do planejamento terapêutico”, “Devolutiva da reavaliação para os pais/responsáveis” e “Terapia”.